direito constitucional


Matemática para concursos
As pessoas têm dificuldades de entender o direito e isso não é culpa dos professores.
o que acontece é que realmente, o professor de direito não teve aulas de pedagogia e sim de direito por esse motivo ele não consegue usar uma linguagem que seja compreensivel ao aluno as consequências são compreensão parcial de que o professor falou, piora quando temos professores novatos que costumam usar jargão(linguagem técnica referente a uma profissão) o tempo inteiro durante as aulas.
mais seus problemas acabaram eu possuo a mesma linguagem que você, logo posso explicar de uma forma mais visível o direito, e para que possa ser comprovada minha capacidade de repassar o assunto de direito consulte provas e matérias de fontes confiáveis.tipo pci concursos teste o que você aprendeu! clique aqui!!!!

contato: juliomaximo3@yahoo.com.br    tel:75778456



Nosso modelo de estado é democrático ou seja o poder de decisão que é dado a alguém vem através do voto censitário do povo, então é o povo que na verdade permite que alguém decida por eles. democracia pode ser a faculdade que um grupo tem de decidir sobre aquilo que lhes são comuns, sobre seus interesses em comum, e que ninguém do grupo tem maior ou menor poder de decisão. É por isso que chamamos quem trabalha no congresso nacional de nossos representantes, pois foi nossa decisão através do voto que os escolheu, logo foi dados a eles o poder de decidir por todos.
Em um estado democrático de direito as pessoas que votam são chamadas de cidadãos porque são elas que detêm o poder de decisão, exercido através do voto, cidadão é quem pode escolher seu representante, cidadão é quem da poder ao congresso nacional, é quem exerce a cidadania., na população estão embutidos os cidadãos e os que não são cidadão, como as crianças que não exercem a cidadania pois não votam.
 A constituição é a regra universal dentro de nosso pais, não existe regra maior que ela, e é da constituição federal que se baseiam todas as outras regras. uma regra que contraria as normas da constituição federal é considerada subversiva´é considerada inconstitucional, ou seja contrária a constituição logo seus efeitos são anulados e os danos retroagem na medida do possível. 
Há uma hierarquia em nosso modelo de estado, chamamos de divisão política pois sabemos que ninguém conceguiria governar sem auxiliares, a divisão política na verdade é a característica de se pegar um pedaço de terra e demarca-lo afim de dividi-lo para que possa ser gerenciado por alguém. O Brasil foi subdividido em pedaços menores que demos o nome de estados, nesses estados foram colocados gerentes que possibilitavam o presidente administrar melhor o Brasil.assim nos estados estão os gorvernadores que o "gerenciam" , na verdade não é um gerenciamento mais uma administração.
Então temos o presidente que administra a união, e temos os governadores que administram os estados.
Mas ainda assim não era suficiente precisaria de mais divisão política, foi então criado os municípios, que são a subdivisão do estados, em um estado temos vários municípios, e quem os "gerencia" são os prefeitos.

TABELA: Estrutura do poder executivo.
a nível da união temos:
presidente  e seus auxiliares que são os ministros(uma espécie de secretário) que comandam cada setor da sociedade a nível federal ex.:
ministro da saúde, ministro da educação, ministro da fazenda...

A nível estadual temos:
O gorvernador e seus secretários e suas secretarias estaduais ex.:
secretários estadual dos transportes, secretários estadual da saúde, secretário estadual da educação...

A nível municipal temos:
O prefeito e seus secretários municipais e suas secretarias municipais ex.:
secretario municipal da educação, secretário municipal do transporte, secretários municipal cultura...



Veja que em nosso modelo de estado maior, temos a separação dos três poderes repartidos  também entre os entes políticos federados sendo assim fica:


                       executivo    legislativo    judiciário
união              presidente - deputados e- ministros dos tribunais 
                      da república -senadores  - superiores

estados -      governador - deputados  - desembargadores  
                                       -  estaduais   -  regionais

municípios- prefeitos     - vereadores   - juízes da vara ou local 

Nenhum comentário:

Postar um comentário